Ranking de Durabilidade:
As marcas de produtos mais duráveis do Brasil
Todo mundo quer um produto que dure tanto quanto possível. Não há nada mais frustrante do que comprar um aparelho por um preço alto apenas para notar defeitos em pouco tempo de uso. É por isso que separamos aqui um ranking com as marcas com maior durabilidade no Brasil. Mas antes, vamos desvendar a questão da durabilidade nos objetos do nosso dia-a-dia. A verdade é que existe muito a esse respeito. Se você quer apenas conhecer a lista, sinta-se livre para avançar para o final desta página.
Porque nunca vimos um ranking de durabilidade antes?
Apesar de a durabilidade ser um tópico muito valioso para os consumidores e para o planeta, a motivação da maioria das propagandas está focada em preço e funcionalidade. Nem sempre essas são as motivações que consumidores têm para comprar um produto. Principalmente aqueles consumidores preocupados com o meio ambiente e/ou que seguem um estilo de vida minimalista. Por isso, aqui nós temos um ranking feito por consumidores e para consumidores.
Os participantes da pesquisa de duração de objetos compartilharam as marcas de objetos que duram muito em suas casas. Aqui você encontra um resumo de vários objetos citados, as marcas mais duradouras e uma expectativa de duração. Essa lista é atualizada mensalmente.
Os produtos vendidos por essas marcas duram mais e por isso você gasta menos dinheiro por uso do objeto. Ou seja, o custo por uso é mais baixo do que o custo por uso de um produto que para de funcionar em pouco tempo. Considerando a expectativa de duração, produtos de longa duração custam menos por uso e demoram mais tempo para serem descartados.
​​
Confira o Ranking a seguir:
Fogão
Expectativa de duração: 15+ anos
Geladeira
Expectativa de duração: 15+ anos
Lava roupas
Expectativa de duração: 15+ anos
Televisão
Expectativa de duração: 15+ anos
Fone de ouvido
Expectativa de duração: 7 anos
Telefone celular
Expectativa de duração: 6 anos
Batedeira
Expectativa de duração: 20+ anos
Mix
Expectativa de duração: 20+ anos
Liquidificador
Expectativa de duração: 20+ anos
Secador de cabelo
Expectativa de duração: 10+ anos
Aspirador de pó (com cabo)
Expectativa de duração: 10+ anos
Microprocessador
Expectativa de duração: 20+ anos
Ventilador
Expectativa de duração: 10+ anos
Tênis
Expectativa de duração: 10+ anos
Panelas
Expectativa de duração: 15+ anos
Os objetos que você compra têm prazo de validade?
A resposta curta é: Sim. Espera-se que alguns aparelhos acabem parando de funcionar devidamente com o passar do tempo. Essa é a expectativa dos participantes da pesquisa de duração de objetos. Existem várias formas de aumentar a durabilidades dos objetos que você já tem em casa. Veja o link como durar aqui.
Quando você for comprar um novo eletrodoméstico, eletrônicos ou peça de vestuário, veja a lista das marcas brasileiras com maior durabilidade aqui embaixo.
Com o avanço da tecnologia, alguns objetos duram mais do que a sua funcionalidade. No caso dos celulares, pessoas podem comprar um novo celular enquanto o aparelho atual ainda funcione perfeitamente. Nesse caso estamos falando da atualização de novas funcionalidades. O problema aqui é que fabricantes não permitem que consumidores atualizem o hardware do seu aparelho sem trocar todo o aparelho no processo. Quando o aparelho antigo ainda funciona, é possível doar ou vender para outra pessoa. Assim a vida útil do produto aumenta e evita o uso de recursos naturais para a criação de mais um produto.
​
Por que comprar objetos de longa duração?
A primeira coisa que vem em mente quando falamos em durabilidade é a economia em dinheiro. Se comprarmos produtos que não duram muito tempo, eventualmente teremos que substituí-los e isso vai pesar em nossos bolsos. Dinheiro é uma motivação óbvia para procurar marcas com durabilidade, mas há um outro benefícios que poucas pessoas lembram.
Quando compramos um produto com durabilidade, deixamos de descartar, ou produzir lixo, de forma rápida. Já parou para pensar no que acontece com uma geladeira antiga no lixão? Ou uma tv? Ou um pequeno smartphone? Muito pouco lixo é reciclado no Brasil e materiais como plástico, vidro e metais demoram muitos anos para se decompor, o que prejudica o meio ambiente.
​